"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da Terra(…) E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti." Jonh Donne
Tudo bem, somos um grão de areia frente ao oceano. Mas uma pequena parte forma o todo. A mudança positiva do mundo começa em mim. O melhor do ser humano é a capacidade de se transmutar sempre. E se a gente muda, o mundo muda com a gente. Eu jurava que isso era balela, mas não é. É real. Funciona. Sair da zona de conforto, às vezes dá trabalho, às vezes dá preguiça, mas resulta em um grande prazer. Sempre tive muito junto comigo um conceito de utilidade, de fazer bem aos outros. Talvez por isso o exercício da minha profissão me dê tanto prazer. Mas ficava só nisso. No amadurecimento do campo das idéias, percebi que a vida é auto-organizadora e auto-aplicável. Explico. Temos que fazer a nossa parte e ser úteis, mas a vida, que se renova a cada amanhecer, com o tempo vai se ajeitando mesmo no caos. Minha mãe sempre diz que não há mal que sempre dure, nem bem que dure para sempre. Tudo é transitório. Não adianta ter ansiedade. Resta a nós buscar regar e fazer crescer coisas, pessoas ou acontecimentos que nos fazem bem, para que eles possam perdurar em nossa vida. Até nisso, a natureza é sábia. Temos o verão para curtir uma praia com a família e o inverno para colocar aquele pijama de flanelas e tomar um bom chocolate quente. Pelo simples sabor do gesto. Viva as coisas simples da vida. Ora, blogs!!!
Nunca lidei muito bem com a expressão "E se..." pois sempre me pareceu que ela desse margem a um certo arrependimento ou amargor. Escrever sobre isso para mim é um desafio e como meu terapeuta tem o prazer de me desafiar, aí está. Não adianta, eu vou seguir no caminho que comecei a trilhar. Posivitismo sempre. E se a minha escolha for estar junto? E se eu deixasse o amargor de lado? E se dividisse a minha vida com alguém? E se fosse eu alegre e positivo? E se buscasse eu fazer diferença na vida das pessoas? E se eu demonstrasse o que sinto, sem medo das duras críticas (por que afinal elas não parecem mais tão implacáveis)? O " e se..." não tem mais tanto peso por que não existe a portinha ou a escolha certa. É tentativa e erro. E acertando ou errando, a gente vive. Retomando Clarice, eu não tenho a fórmula certa nem espero acertar sempre. O que eu tenho é boa vontade e um acordo de cooperação comigo mesmo. Nesta premissa, o que minha vida teria sido se tivesse feito outras escolhas, não importa mais. Sou o que sou porque me construí desta forma. E desta vez não tem "E se...", o que eu quero é buscar novas formas de ver a vida sem tanto peso, a vida tem a cor que a gente dá a ela. A vida é mesmo agora e eu vou até o fim. E se você me acompanhasse nessa trajetória? Ora, blogs!!!!
Essa imagem não tem a ver com o post, coloquei porque achei legal... rs
Sou uma pessoa muito ligada à arte; e dentro disso, gosto de discos e livros Vou fazer aqui a minha listinha TOP 10 de CD's que ultimamente não saem do meu som. Confiram meu Playlist:
10- Luiza Possi- Bons Ventos sempre chegam- SOMLIVRE 9- Simone- Na Veia- Biscoito Fino 8- Diogo Nogueira- Tô fazendo a minha parte- EMI 7- Maria Rita-Samba Meu- Warner Music 6- Flávio Venturini- Porquê não tínhamos bicicleta 5- Vanessa da Mata-Sim- Sony Music 4- Skank- Estandarte- Sony Music 3-Fábio Júnior- Romântico- Sony Music 2- Maria Gadú- SOMLIVRE 1- Sorriso Maroto-Sinais- DeckDisk
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina
MAKTUB! Estava escrito. Se estava destinado a mim, eu vivo. Não me importa que seja breve,contato que seja intenso. Fase de transição completada com sucesso. Novos ares se apresentam. E a vivê-los e a sentí-los não me nego. Não mais economizo vida. Deram-nos a vida e não a eternidade. Viver para o outro sem ter a noção de que estamos perdendo tempo. Tenho a nítida sensação de que tudo o que escrevo aqui é a continuação de um único texto. Viver o outro porque partilhar significa crescer. A vida só nos dá a certeza de que sairemos antes do fim do espetáculo. Mas até o último ato, teremos condição de fazer diferença na vida das pessoas. E se assim o for, terá sido bom viver. Ter a capacidade de surpreender os outros e surpreender-se consigo mesmo. Isso fará de você alguém melhor e mais humano. Alguém mais próximo de você mesmo e menos "fake". A mudança anterior é a interior. Não adianta depositar todas as suas fichas de felicidade no outro. Isso não tornará as coisas melhores para você. Tudo estará bem se colocarmos a cabeça no nosso travesseiro e lembrarmos com carinho daquele dia vivido. Pensando assim, não terá sido MENOS um dia de vida e sim MAIS UM dia de vida. Ora, blogs!
Minha intenção neste texto é destacar o poder de promover a união através das palavras. Já as palavras que ferem, as que afastam, as que desagregam, particularmente aqui, não me interessam. Continuando no caminho de valorizar as coisas simples da vida, devemos promover o diálogo. O diálogo é cheio de palavras. Para usá-las corretamente, devemos utilizar de sabedoria. A sabedoria, vem com a maturidade e a maturidade é experimentada a partir de várias experiências já vividas. Com a maturidade tiramos o foco de nós mesmos e começamos a exercitar a auteridade. Utilizando as palavras a seu favor, você estará mais próximo de experimentar sentimentos importantes tais como amor, alegria, afetuosidade,etc. Palavras que constroem, palavras que confortam, nos colocam frente a frente com o verdadeiro sentido da vida: COMPARTILHAR. Vida longa às palavras que constroem uma bela amizade. Viva as coisas simples da vida. Ora,blogs!
Este post faz parte de um projeto de Rafael Gloria, do http://blogsintonizados.blogspost.com , e teve como tema: “palavras”. Sugiro como tema: " Família"
Cuidar do próprio jardim significa tirar o que está incomodando. Um mato alto pode incomodar. Brachiária pode incomodar. Uma árvore sem poda pode atrapalhar a passagem. Mas se você cuidar deste jardim, poderá retomar a visão da beleza das flores e enxergar a beleza tanto na chuva ao molhar as flores quanto no sol que cumpre a missão de renovar tudo. Renovação é hoje a palavra de ordem. Estou aprendendo e tentando cultivar uma visão otimista de tudo, mesmo que a situação a príncipio não me seja favorável. Isto por quê a vida é dinâmica e tudo muda (graças a Deus) a todo momento. Podemos ser os protagonistas da própria vida essa semana e na semana seguinte assumirmos a função de coadjuvante. E o que tem deixar as lentes e os holofotes temporariamente para o outro? Sabedoria para poder partilhar e entender que tudo é momentâneo. Prometeram-nos a vida e não a eternidade. Dividir a vida com o outro não significa abrir mão de si mesmo. Significa sim, abrir o leque de possibilidades.Ver a vida sob um novo prisma. Renovar é seguir em frente com a coragem de tomar um novo caminho. Este novo caminho pode parecer difícil, pois nem sempre o melhor caminho é o mais fácil.Estamos sempre em mutação e essa é a graça. A mensagem de hoje é buscar viver positivamente. Boa semana a todos!!!! Ora, blogs.
Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. Pedro Bial
A idéia ser alguem com postura de vida mais leve inclui não se preocupar com as coisas que não valem a pena. Isso significa fazer as coisas com sabedoria e lutar pela plenitude, outros termos tantas vezes discutidas aqui neste espaço. A vida é muito curta para se arrepender e muito curta para se preocupar. A vida acaba tomando os rumos por si só e ela é muito sábia nesta tarefa. Basta que você dê tempo ao tempo. Acredito que a nossa tarefa neste caso seja batalhar em busca do nosso auto-conhecimento e coisas que nos dão prazer. Preocupar-se por demais faz-nos dispender muita energia em troca de pouco resultado efetivo. Deveríamos estar ocupados em viver, isso, por si só, já nos consumiria muito. Muitos não vivem, apenas existem. A maturidade nos faz entender que ansiedade em excesso não nos serve de muita coisa e não passa de um arroubo da juventude. Sejamos maduros pois a vida na verdade é muito simples, os seres humanos é que complicam tudo. Retomemos a essência da vida, que pode ser resumida neste trecho de poema, de Cora Coralina:
Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.
Um pouco de Clarice para tornar a noite mais agradável:
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? Eu adoro voar! Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre
"Simplicidade é a sofisticação máxima." (Leonardo da Vinci)
Apesar de defender e levantar bandeira publicamente pelo valor das coisas simples da vida, percebo que isso vem se perdendo no decorrer da modernidade. Li um artigo agora em uma revista mensal que assino que teve como tema central a simplicidade. Juro que fiquei inundado por uma sensaçao de bem-estar. Em meio à complexidade da vida moderna, ainda tem gente que acredita na essência da vida. O que realmente importa, é sempre muito simples. Os termos "simples" e "complexo" têm origem no latim. Sin significa único, singular e plex quer dizer dobra. Logo, aquilo que é simples tem uma única dobra. Baseado nessa premissa de simplicidade como uma filosofia de vida, elaborei uma agenda com atitudes relatimente simples, mas que alimentam aquilo que quero fazer crescer em mim. Vejam:
Domingo: Cuidar do ambiente em que vivo. Reduzir o tempo do banho (os meus banhos geralmente são demorados).
Segunda: Não esquecer de desejar uma boa semana a todas as pessoas que são a mim caras e nem sempre estão perto.
Terça: Ouvir uma música bem antiga, que me conduza a memórias afetivas interessantes.
Quarta: Procurar uma forma de demonstrar gratidão, seja por palavras ou algo que possa simbolizar esse sentimento.
Quinta: Procurar fazer o bem ao semelhante, seja através do seu trabalho ou vida pessoal. Nunca perder a noção de utilidade e pertencimento.
Sexta: Assistir a uma boa comédia. Isso auxilia a rir de si mesmo.
Sábado: Fim de semana é dia de limpeza. Tire o pó, arrume as gavetas. Isso pode simbolizar também uma limpeza interna.
Este feriado foi útil para fechar um ciclo de forma oficial. A vida fechou mais um ciclo para mim. Não com pesar, mas com alegria (efeito talvez da terapia recém- iniciada). Consegui viver o luto e virar a página. Já estou querendo ver a novidade, ver como funciona outro setor no trabalho, buscar o frescor que a vida possa me oferecer. Já estou conseguindo ver graça nas coisas, sem ter uma nuvem cinzenta em cima de mim. Sinto este espaço como um prolongameto do espaço terapêutico, pois este texto, bom ou ruim, representa tudo o que sou nesse segundo. Se amanhã este texto terá o mesmo sentido, não posso afirmar. Isso porque consegui entender que a vida tem a capacidade de se renovar, de tempos em tempos.Tudo o que é social, é cíclico. E sendo cíclico, vem e vai. Só a finitude não se resolve (graças a Deus, a imortalidade seria muito chata...) De resto, tudo é administrável. Aproveitei o feriado chuvoso para "botar a casa (interna e externa)em ordem. Tirei o pó das gavetas, organizei fotos e CD's, joguei o que não valia a pena fora e guardei o que era importante num pequeno baú. No mundo do simbólico, sinto que a vida tem me dado uma nova chance e também estou nesse exercício de jogar fora o que não vale a pena e guardar o que é importante. Uma limpeza interior. Assim como a vida, me renovar ao sabor do vento. Rir mais de si mesmo. Tornar-se ridículo. Tornar as coisas mais leves. Achar graça. Entender que nem tudo o que se fala tem a obrigação de ser erudito e aproveitável. Achar que um feriado chuvoso pode ser ótimo para comer bolinhos de chuva e sentir o gosto da casa da mãe mesmo estando a 400km de distância dela. Viu como um simples bolinho de chuva pode ser tão bom? Viva as #coisassimples da vida. A próposito, alguém aí tem a receita de #pudimdechocolate? Ora, blogs.
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito". Clarice Lispector
10 maneiras pessoais de felicidade:
1- Adormecer no sofá depois de assistir à novela das 8. 2- Contar com a minha secretária do lar 2 vezes por semana. 3- Ir ao cinema ao menos 1 vez por semana. 4-Ir ao terapeuta de 15 em 15 dias 5- Comer a salada do Alpendre junto com um suco de mamão com laranja e adoçante 6-Ouvir o CD que te toca no momento e viajar junto com a música 7- Se esforçar sempre em ser importante na vida dos outros e ser útil no mundo 8- Fazer novos amigos e manter os antigos 9- Tomar um banho demorado 10- Ler sempre mais e escrever melhor.
Assistente Social apaixonado pelo que faz.Goiano que se considera mineiro. Um tímido que se expõe. Um reflexivo que age. Paradoxal, eu sei,como quase tudo em meu viver. Mas eu não perco a fé de acreditar que viver é possível, apesar de um monte de coisas. Um otimista incorrigível,talvez, ou pelo menos um aspirante a isso.