Pré-ocupação

sexta-feira, 9 de abril de 2010 03:12 Postado por Divagações, pão e circo


Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra.
Pedro Bial

A idéia ser alguem com postura de vida mais leve inclui não se preocupar com as coisas que não valem a pena. Isso significa fazer as coisas com sabedoria e lutar pela plenitude, outros termos tantas vezes discutidas aqui neste espaço. A vida é muito curta para se arrepender e muito curta para se preocupar. A vida acaba tomando os rumos por si só e ela é muito sábia nesta tarefa. Basta que você dê tempo ao tempo. Acredito que a nossa tarefa neste caso seja batalhar em busca do nosso auto-conhecimento e coisas que nos dão prazer. Preocupar-se por demais faz-nos dispender muita energia em troca de pouco resultado efetivo. Deveríamos estar ocupados em viver, isso, por si só, já nos consumiria muito. Muitos não vivem, apenas existem. A maturidade nos faz entender que ansiedade em excesso não nos serve de muita coisa e não passa de um arroubo da juventude. Sejamos maduros pois a vida na verdade é muito simples, os seres humanos é que complicam tudo. Retomemos a essência da vida, que pode ser resumida neste trecho de poema, de Cora Coralina:

Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade.

2 Response to "Pré-ocupação"

  1. Unknown Says:

    Oi Alexandre, gostei muito do seu blog. Esta gostoso de ler, bonito e moderno.

    Parabens.

  2. Anônimo Says:

    Muito bom texto gostaria de postar no baú para divulgar seu blog e valorizar meu Baú!
    Lendo lembrei de uma frase do Lennon "A vida é o que nos acontece enquanto fazemos outros planos" tenho procurado pautar minha vida por isso deixo a vida me levar um abração você já faz parte da história do Baú!
    Não deu no rádio ou na tevê mais já passamos dos mil acesso! Fui!

Postar um comentário