O que é ser homem?

quinta-feira, 17 de junho de 2010 06:32 Postado por Divagações, pão e circo



"Não desperdice mais nenhum tempo discutindo sobre como um homem bom deveria ser. Seja um." (Marco Aurélio)

Até bem pouco tempo atrás, tinha dificuldade de se referir a mim como Homem. Eu via em mim o menino, o rapaz, o moço, mas pouco me via como Homem. Achava que para ser homem era necessário cumprir determinados papéis que ainda não construí. O papel de marido, o papel de pai, o papel de provedor, esses ainda não cumpri. Em terapia, constatei o contrário. Vi que o que se demanda é primeiro se reconhecer como Homem para só então começar a desenvolver ou pensar sobre esses papéis. Creio que ser Homem em 2010 não é tarefa simples. O mundo mudou, ficou mais ágil, passou a exigir mais de nós. Temos diversos papéis sociais a cumprir. As mulheres, pela sua polivalência nata, desempenham esses diversos papéis com certa desenvoltura. Nós, Homens, ainda estamos aprendendo. Ainda buscamos companheiras para cuidar de nós. Para nós, Homens, ainda é um desafio ser bom pai, ser bom profissional, bom companheiro, bom amante, tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Para ser Homem, a meu ver, é necessário ainda ser carinhoso, amoroso, atencioso e estar aberto ao diálogo. Sim, companheiros, DIÁLOGO. Sei o quanto é difícil para a gente demonstrar sentimento, demonstrar fraqueza e conversar, até pela construção social do papel do homem. Mas creio ser possível. Essa mudança proposta pela modernidade ainda é nova para a gente. Ser Homem, a meu ver, requer de nós sobretudo companheirismo e cumplicidade em todas as relações que se estabelecem.Arrogância? Mandou lembranças.Falta de sensibilidade? Mandou lembranças. Por hoje é só. Viva as coisas simples da vida. Ora, blogs!

1 Response to "O que é ser homem?"

  1. Unknown Says:

    Obrigada!!!!! Aqui também é um maravilhoso lugar para se navegar.
    Um beijo,
    Bru.

Postar um comentário