Não admiro os covardes

quinta-feira, 30 de setembro de 2010 18:38 Postado por Divagações, pão e circo 2 comentários


Resolvi revisitar este texto para me despedir de setembro porquê ele faz todo o sentido hoje em mina vida. E se bate a vontade, faço. Segue texto de 21 de março de 2010:

Bons ventos sempre chegam. Pessoas sempre chegam e partem. E isso não pode ser enquadrado apenas como bom ou ruim, é muito pouco tentar reduzir esse êxodo sentimental em adjetivos tão curtos e não correspondentes. Sempre percebi que Deus sempre esteve ao meu lado, me presenteando com uma força de vontade admirada por muitos e me dando gás para vencer cada desafio proposto. Talvez eu não veja os resultados de minha luta em sua totalidade, talvez eu esteja brigando por um mundo melhor para gerações futuras. Não vejo isso como um peso, eu brigo enquanto vivo e, se vivo, não posso considerar que esteja perdendo tempo. Luto pelo que acredito. Sou tão intenso nessa busca que o desafio atual é encontrar o ponto de equilíbrio para que essa intensidade não se volte contra mim. O engraçado é que a vida parece estar entendendo esse meu novo recado, me apresentando a novas situações em mares nunca dantes por mim navegados e estou conseguindo mudar um pouco da postura pessoal, antes tão rígida e rigorosa comigo mesmo, agora já não tanto e sem sofrer. E agora entendi que deixar o passado não significa romper com ele, mas simplesmente estar aberto às novidades que o presente me coloca. Preservar as pessoas que fizeram parte do passado e acrescentar novas pessoas ao meu cotidiano. Estou aberto. Sei que tudo depende de uma mudança de posicionamento. E sei que estou crescendo neste sentido. À medida que penso, escrevo, e a medida que escrevo, dou forma e nome ao que me incomoda, me desnudo, me desconstruo e me reconstruo. A vida é isso e eu quero ser assim: Autêntico, mas dinâmico. Não admiro os covardes. É necessário coragem para dar um salto rumo ao desconhecido. Viva as coisas simples da vida. Muitas vezes basta ser, como diria Cora Coralina. Ora, blogs!

9 personalidades (nem) tão admiráveis....

terça-feira, 28 de setembro de 2010 18:02 Postado por Divagações, pão e circo 0 comentários


Na sequência da minha obsessão (sensatez mandou lembranças) por listas, segue lista de 9 personalidades por mim (nem tão) admiradas com justificativa:
Criatividade também mandou lembranças.

1- Paulo Coelho: Literatura que pouco me prende, acho um pouco vazio as suas reflexões e visões de mundo, apesar de ser um dos autores que mais vende no mundo.

2- Dunga- Não pelo fato de ter perdido a Copa, mas pela postura meio "turrona e deselegante" que adotou perante a imprensa. Os olhos do mundo estavam voltados para ele na época...

3- Fidel Castro: Admiro o socialismo como política, mas a forma como ele se materializa em Cuba, através da política de Fidel, não acho legal.

4- Pitty: não gosto da sua música, da sua atitude meio agressiva, do corpo cheio de tatuagens. Acho que existem meios mais pacíficos para se defender determinados pontos de vista.

5- Luciana Gimenez: Não gosto de nada nessa senhora. Não gosto dela como apresentadora e me parece uma pessoa meio plastificada, falsa, se encostar o dedo desmonta.

6- Dilma Roussef: Apesar de ser petista de carteirinha e admirador do Lula, não consigo gostar da Dilma. Ela não me passa credibilidade, carisma ou confiança política.

7- Dado Dolabella: Não gosto da imagem de "bad boy" que ele quer passar e da forma meio truculenta com que parece tratar as mulheres.

8- Fiuk: Me parece uma celebridade instantanea, uma coisa meio fabricada. Não vejo, num primeiro momento, talento para a arte e sim apenas uma carona na imagem do pai.

9- Preta Gil: por vezes, confunde sinceridade com deselegância. Também me parece complexada com o corpo e quando trata desse assunto na mídia, é invariavelmente grossa.

9 personalidades admiráveis

17:49 Postado por Divagações, pão e circo 2 comentários
Na sequência da minha obsessão (sensatez mandou lembranças) por listas, segue lista de 9 personalidades por mim admiradas com justificativa:





1- Clarice Lispector: Admiro-a pela forma certeira com que escreve, sem perder a doçura e a leveza na sequência. Parece lidar bem com a razão e a emoção, fazendo com que estes sentimentos vivam com harmonia numa mesma pessoa.

2- Carlos Drummond de Andrade: Um grande cérebro. Imortalizou Itabira, amou suas raízes e descreveu Minas e o jeito de ser do mineiro como nenhum outro. Teve excelente relação com a filha, que faleceu de cancer ósseo, aos 60 anos. Drummond faleceu 12 dias após a morte da filha.

3- Marília Gabriela: Pela inteligência, perspicaz nas entrevistas, sensível a ouvir o outro na perspectiva de construir com o outro.

4- Gandhi: Um dos grandes caras que passaram pela Terra, na minha opinião. Foi forte e defendeu seu ponto de vista de revolução sem luta armada. Nã o conheço muito de sua história, mas esse ato de coragem é demais....

5- Dorina Novill: Exemplo de força de vontade. Ficou cega aos 17 anos em virtude de uma infecção ocular, que ocasionou uma hemorragia. Lutou por livros em Braille, antes bem mais raros, para que não precisasse parar de estudar. Ocupou importantes cargos em organizações internacionais de cegos. Foi inclusive Presidente do "Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos", hoje "União Mundial dos Cegos".

6-Marina Silva: Admiro sua trajetória e história de vida. Estou lendo " Marina Silva- A Vida por uma causa". Analfabeta até os 16, fez mobral e supletivo e foi aprovada na Universidade Federal do Acre. Foi a mais jovem senadora eleita no Brasil.

7- Bruno Mazzeo: Pelo humor. Olho para ele e já começo a rir. O twitter dele é excelente. Workaholic, conseguiu construir uma carreira independente do nome do pai, Chico Anisio.

8- Roberto Justus: Pela liderança e tino para os negócios. Desafios lhe são interessantes e ao que me parece, lhe instigam.

9- José Alencar: Pelo ser humano que é e pela força que tem para lidar com seu cancer. Acredito que sua longevidade com a doença se deve em grande parte à forma com que ele encara.

"Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra porque um homem honrado nunca morre, mas um homem desonrado morre em vida..."

Vinte e poucos anos e outros balangandãs. Quando é setembro eu fico assim

quinta-feira, 23 de setembro de 2010 18:07 Postado por Divagações, pão e circo 0 comentários



Ele ouve Caetano e Gil. Ela Ivete e Claudinha Leitte.
Ele curte um bom rodízio, ela é vegetatariana.
Ele é mais tímido que uma porta, ela tem muitos amigos para falar do amor e para falar mal dos homens, simplesmente porquê isso é de praxe.
Ele adora leitura, ela chora com a novela das 8
Ela curte o dia, ele a noite.

Por mais estranho que pareça os dois decidiram juntar as experiências dos seus vinte e poucos, simplesmente por querer estar juntos. Pois ele torce por ela, ela por ele. O mundo contribuiu para que estivessem juntos. Totalmente diferentes, mas com um sentimento em comum, aquele que move o mundo. Aquele que mexe com a gente. O amor os une numa mesma direção. O brilho no olhar.O viço dos vinte e poucos. Bons ventos sempre chegam. E o amor também.

Perfil

13:12 Postado por Divagações, pão e circo 1 comentários


Uma pessoa: Se é para escolher apenas uma, escolho minha mãe.
Uma palavra: Ousadia
Uma música: Iluminado, Vander Lee
Uma cor: Verde
Um lugar: Porto de Galinhas
Uma data: 10 de setembro de 2008
Um perfume: Portinari, O Boticário
Uma comida: Sushi e Salmão
Um lugar: Brasília, Recife
Uma hora: Entardecer
Um cantor: Bruno, da dupla Bruno e Marrone
Uma cantora: Maria Gadu
Uma música: Tudo o que se quer, Emílio Santiago
Uma paixão: Cinema
Um livro: A cidade do Sol
Família: Minha base, essencial
Momento inesquecível: Formatura na UnB

Em dia de aniversário, gratidão e 7 pedidos

domingo, 12 de setembro de 2010 19:02 Postado por Divagações, pão e circo 4 comentários


É uma maneira de diversão fazer o impossível. Walt Disney

Hoje é meu aniversário. Isso mesmo, um dia depois do 11 de setembro, coloque na agenda: é meu aniversário. Gratidão e contemplação são as palavras de ordem de hoje, mas como sou tradicionalista, ao soprar as velinhas eu faço um pedido. Aliás, um não, faço logo sete, por quê humildade não é o ponto forte da pessoa que vos escreve, mandou lembranças (risos). Como eu gosto muito de listas, aí vai mais uma e por favor, me respeite, é meu aniversário.

1- Não ter vergonha de dizer o que sente. Aquilo se sente é a expressão da alma.

2- Muita saúde. Sem saúde, perdemos a chance de admirar as coisas simples da vida.

3- Música boa para ter acesso ao interior de si.

4- Amigos-Quanto mais e com mais solidez melhor. Amigos são irmãos que temos possibilidade de escolher.

5- Família- Buscarei neste ano ser melhor filho, melhor irmão, melhor enteado. E me deixarei cuidar por vocês, mas cuidem direitinho, eu sou valioso... risos

6- Vida Intima e Pessoal- Que venha a mulher da minha vida, mas que não venha de jegue, para não demorar muito... (hoje eu tô gaiato... risos)

7- Espiritualidade- Mais Deus e Mais de Deus- Bençãos e sabedoria nas atitudes e decisões é o que peço.

Então vamo que vamo que a vida segue. E um grande Ano-Novo (sim, porque aniversário é ano novo pessoal)me espera. Tô na pista pra negócio. Obrigado Deus, Obrigado Vida, Obrigado pai, Obrigado mãe. Sou o que sou. Feliz. Ora, Blogs!

Des-Encontros (ou A morte da lagarta)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010 18:31 Postado por Divagações, pão e circo 2 comentários


"É preciso não se render a quem proclama que sonhar é uma forma de fugir do mundo e não de recriá-lo." (Paulo Freire)

É preciso deixar morrer a lagarta. Só assim veremos a beleza da borboleta. Não consegui pensar em melhor exemplo de metamorfose do que esse. Não consegui pensar em frase de maior impacto para iniciar meu texto. Sim, por que minhas últimas experiências neste mundão é algo digno de registro. E coisas dignas de registro devem ser impactantes. Fortes. Já reparou naqueles fatos que a gente tem vontade de colocar numa autobiografia? Geralmente são coisas fortes. Eu tenho orgulho do livro que escrevi.Mas até então escrevi uma monografia. Capítulos importantes e que me construíram, não tenha dúvida. Parafraseando o Toni Garrido, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu não cochilei. Mas essa trajetória faz parte da minha fase de lagarta.Morreu. Metamorfoseou. E mudar de posição, é desafiador. Me instiga este mundo que deixou de ser o meu para ser o nosso. E os próximos capítulos do livro da minha vida serão escritos a várias mãos. Há um espaço para a namorada,para a futura esposa, para nossos filhos e nossa casinha de campo para passar os fins de semana quando não estivermos almoçando na casa da sogra. Há um espaço para os amigos (sempre!). Quero lutar por novas amizades e por velhas amizades. Quero militar por projetos que envolvem o bem dos outros. Eu acredito!Eu realmente acredito! Novos sonhos! Novas possibilidades. Gratidão pelos encontros, que precisam do outro para existir. Perdão pelos des(encontros), eles também são terapêuticos e por vezes simbolizam e materializam algo que precisava viver. Não tenho medo. Apenas vou. Me dou ao direito. Sigo adiante. Temos um encontro (des)marcado. Ora, blogs!